O Embotamento

03/11/2011 12:24

 

O EMBOTAMENTO

Natanael V. Ferreira

 

Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim (e depois) coma deste pão, e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem (I Co. 11.28-30)”.

 

EXAMINAR – Inspecionar de forma atenta e minuciosa. Meditar a respeito da sua vida. Interrogar a si mesmo.  Fazer exame de consciência. Inspecionar a própria vida de forma visual ou por outros meios para diagnosticar doenças ou anormalidades. O apóstolo Paulo recomendou – “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados (II Co. 13.5)”.

INDIGNO – Inabilitado. Incapaz. Inapropriado.

DISCERNIR – Ver de forma distinta. Ter conhecimento. Apreciar.

 

Por causa do vers. 29 acontece o que está no vers. 30. No vers. 29 se vê a prática do EMBOTAMENTO.

 

EMBOTAMENTO – Ação de embotar.

EMBOTAR – Engrossar, tirar o gume de instrumento cortante. Tornar-se rombo. Enfraquecer(-se), afrouxar(-se).

ROMBO – Que não é aguçado, agudo ou pontudo. Estúpido, imbecil.

 

Isto inclui no preparo da mesa do Senhor, que não pode ser tirado ou esquecido o verdadeiro sentido do sangue e do corpo do Senhor.

 

O PÃO DEVE SER SEM FERMENTO“Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus? Então, compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus (Mt. 16.11,12)”. FERMENTO é a falsa doutrina dos líderes e liderados religiosos. FARISEUS eram legalistas que reduziam a religião à forma e cerimônia. SADUCEUS eram racionalistas e materialistas, negando os elementos sobrenaturais da religião.

O VINHO DEVERÁ SER PURO“...o teu vinho se misturou com água (Is. 1.22b)”. O vinho não poderá ter misturas, pois, isto demonstra alegria falsa e corrompida. Este deve ser o preparo do cálice na mesa do Senhor. “De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano (comum) o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo (ofensa) ao Espírito da graça? (Hb. 10.29)”. “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção (Ef. 4.30)”.

Em Jo. 2.1-12 Jesus transformou a água (alegria falsa) em vinho (alegria verdadeira). E quando isto aconteceu Jesus principiou seus sinais e os discípulos creram nele.